Qual é a primeira coisa que você faz quando quer emagrecer?

Você procura uma dieta (normalmente da moda super restritiva), treino da blogueira famosa, academia, muitas vezes remédios ou aqueles suplementos que aceleram o metabolismo que prometem queima de gordura em tempo recorde, ou até o extremo de uma cirurgia bariátrica não é mesmo?   E hoje é o que mais temos no mercado para tratar o excesso de peso. No entanto você também deve saber que mesmo fazendo tudo isso sempre parece faltar alguma coisa, sabe aquele “milagre” que vai te manter no peso mesmo quando não puder ou não quiser fazer uso de todos esses auxílios externos. E mesmo com tantas soluções milagrosas o mundo está cada vez mais gordo, estudos em nutrição mostram que 95% das pessoas que fazem  dietas voltam ganhar peso. Porque será?

O que ocorre nos dias atuais é que fazemos tudo as pressas, nosso tempo está sempre escasso e com isso acabamos por sacrificar algumas coisas que de maneira errônea não colocamos como prioridade como por ex: exercícios físicos, alimentação saudável, preparação dos alimentos e dedicar tempo a essa alimentação etc. Hoje preferimos muito mais abrir embalagens do que descascar alimentos e isso nos trás uma conta altíssima O SOBREPESO!. Comemos sem perceber, e comemos muito mais do que precisamos e esse comportamento repetitivo transforma-se em um hábito. Comer não é um comportamento automático, mas pode se tornar automatizado pelo hábito. Isso explica a dificuldade em eliminar alguns alimentos prejudiciais a nossa saúde quando decidimos emagrecer e fatalmente voltamos aos velhos hábitos.

O QUE FALTA ENTÃO?

Comer com consciência!!!

Comer consciente é uma prática antiga e não é uma dieta. Não há menus, cardápios ou receitas. A ideia apenas é ser mais consciente de seus hábitos alimentares, das sensações que você experimenta quando come, e dos pensamentos e emoções que um alimento desperta em você, ou seja, prestar total atenção no comportamento de comer.

 

Quais os Benefícios dessa forma de se alimentar?

Comer de forma consciente e concentrada faz com que você coma devagar se dando tempo de se questionar se o que você está sentindo é realmente fome,  é capaz de eliminar a alimentação emocional pois você estará concentrado em suas sensações de saciedade e dando tempo de você identificar padrões negativos nos horários de suas refeições, você presta mais atenção a sua mastigação, direcionando seus pensamentos para o ato de comer e isso faz com que você coma o suficiente para manutenção necessária ao seu corpo.

Em vez de reagir sem pensar, o comer consciente lhe dá a capacidade de resposta. Você ganha poderes para, finalmente, quebrar velhos padrões automáticos ou habituais e descobrir quais opções funcionam melhor para você. Mas comer consciente só vai funcionar para você, se você o tornar compatível com o seu estilo de vida.

O objetivo do comer consciente é você assumir o controle de sua alimentação com poder da decisão racional e não permitir que emoções desequilibradas lhe sinalizem de forma errada que o que você sente é fome quando na verdade você pode estar ansiosa, estressada, cansada, frustrada ou qualquer outra sensação desconfortável.

 3 DICAS PARA COMEÇAR A COMER CONSCIENTE

  • Coma sentada e devagar: Comer de pé retira sua atenção do alimento e deixa você exposta a várias distrações e distração é sinônimo de comer mais sem perceber. Faça o teste se você não tem esse hábito. Comer devagar também contribui significativamente para diminuição das quantidades de alimentos consumidos, seu cérebro tem um tempo maior para enviar a sensação de saciedade durante sua refeição.
  • Silencie o telefone, desligue a TV
    Nossas vidas diárias são cheias de distrações, e não é incomum comer com a TV ligada ou usando o seu telefone. Considere fazer as refeições em uma zona livre de eletrônicos sem nenhuma distração.
  • Preste atenção ao sabor

Prestar atenção aos detalhes dos alimentos pode ser uma ótima maneira de começar a comer conscientemente. Afinal, quando você devora suas refeições em cinco minutos pode ser difícil perceber o que você está comendo, muito menos saborear todas as diferentes sensações de comê-lo. Se você está tentando introduzir uma alimentação consciente, preste mais atenção aos sabores e texturas dos alimentos.

Com essas pequenas mudanças em sua maneira de se comportar frente a comida, você perceberá que é possível modificar sua saciedade e diminuir consideravelmente as quantidades de alimentos que você consome hoje talvez de forma desnecessária acrescentando muitas calorias ao final do dia. Coloque isso em prática e veja os resultados aparecerem naturalmente. Esse é o primeiro passo para você despertar sua mente magra e viver livre de dietas. Um forte abraço.

Comentários