Esses dias, em uma padaria tomando meu café no domingo como fazemos de costume meu marido e eu, meu marido fez check-in me marcando em uma rede social e uma pessoa que conheci na academia que treinava e que acompanhou todo o meu processo de emagrecimento, todos os 30 quilos indo embora. E, para minha surpresa, ao ver na rede social que estava tomando café da manhã na padaria, ao invés de perguntar como eu estava, se estava bem ou algo do gênero – o que geralmente fazemos quando iniciamos uma conversa com amigos – me peguei tendo que responder à seguinte pergunta:

“Nossa! Você toma café na Padaria?”

Eu não tinha uma resposta pronta até porque minha vida não é feita de respostas prontas. E eu respondi que sim. Mas a grande verdade é que eu jamais esperaria esse tipo de pergunta. E para minha surpresa ela continuou a questionar…

_” Nossa e você come o que? Como faz para resistir a tentações? 

Eu simplesmente respondi que sim! “Eu tomo café da manhã na padaria, em casa ou em qualquer lugar que eu estiver sem dificuldade alguma”. Eu como quando estou com fome e não quando estou triste, feliz, ansiosa, deprimida, me sentindo culpada, para me punir ou para comemorar ou porque é domingo Ou porque “eu mereço”. Eu só tomei café da manhã porque eu estava com fome e porque ali havia muitas opções de alimentos e eu tenho muitas formas de fazer minhas escolhas.

Aliás, quem me conhece e conhece meu trabalho, já fez algum curso ou até mesmo o processo de Coaching de Emagrecimento comigo vai entender muito bem. Um emagrecimento sustentável é construído com base sólida no equilíbrio. Você pode ter uma vida muito saudável, perder peso e ainda comer o que em qualquer lugar e se tiver vontade de comer um lanche, brigadeiro, bolo, chocolate, biscoito (com a devida moderação!) e está tudo bem! Depende de que forma você está tomando essa decisão e qual base vc está usando para fazer suas escolhas. A restrição de alguns alimentos, principalmente para quem passa por um processo de emagrecimento, pode ser grande gerador de desmotivação e desistência do objetivo.

Eu vivi uma época onde eu comia por várias razões e nenhuma delas se justificava, não havia fome, controle ou escolhas saudáveis, por muito tempo comi por pura vontade, ansiedade, compulsão, estresse, frustração, raiva e por ai vai, mas em nenhum momento essas escolhas foram conscientes. Hoje eu vivo uma vida totalmente diferente, não utilizo a comida como forma de acalmar minhas emoções e isso é perfeitamente possível.

E você toma café na Padaria?

Comentários