Todos os dias atendo pessoas ansiosas e é muito comum que as pessoas que sofrem com a ansiedade adiem ao máximo a procura pela ajuda de um profissional, o que contribui de forma significativa para a piora de alguns sintomas e quando resolvem buscar ajuda é quando não aguentam mais o sofrimento e normalmente procuram o Psiquiatra em busca de uma prescrição de medicamentos para diminuir essa ansiedade e qual é a diferença entre psiquiatra e psicólogo?

psiquiatra é um médico de formação que se especializou na identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso das desordens mentais. É um profissional fundamental no tratamento de desordens mentais severas tais como, esquizofrenia, autismo, transtornos de humor, etc. Normalmente fará um atendimento mensal para ajustes da medicação.

 

psicólogo clínico é um profissional habilitado a tratar, por meio de técnicas que chamamos de psicoterápicas, as inúmeras formas de adoecimento mental que podem acometer um ser humano ao longo de sua vida. No geral estas técnicas utilizam prioritariamente a fala, mas podem utilizar também outros recursos como ressignificação de pensamentos, habilidades sociais e técnicas comportamentais para mudança de comportamentos prejudiciais.

 

Então se você sofre com os sintomas da Ansiedade é muito possível que você precise sim dos dois profissionais, pois uma técnica complementa a outra. O medicamento quando necessário (nos casos mais graves) é de imensa ajuda, porém de nada adianta tomar medicamentos e não aprender a lidar de forma prática com seus pensamentos, sentimentos, emoções descontroladas e neste caso o profissional mais indicado é o Psicólogo. Somente psicólogos estão aptos a ensinar técnicas que possibilitem você alcançar equilíbrio emocional, entender como sua mente funciona e traçar objetivos eficazes na mudança de comportamento.

 

Por estes motivos se você já foi ao Psiquiatra e toma a medicação que ele lhe receitou parabéns! No entanto tenho que lhe dizer que se você não viu melhora em alguns dos sintomas, saiba que esses sintomas só irão melhorar com treino de habilidades comportamentais específicas que o medicamento não irá lhe ensinar. Não tenha medo de procurar orientação, você não tem obrigação de saber como lidar com suas emoções se isso não foi lhe ensinado, é para isso que a psicologia existe! Para ajudar você a viver de forma plena e feliz.

 

Gostou desse texto? Se gostou compartilhe e deixe seu comentário eu vou adorar saber sua opinião.

 

Eu sou Célia Prado Psicóloga especialista em Ansiedade e Emagrecimento não sofra com aquilo que você pode modificar, Faça as Pazes com sua Ansiedade!!!

 

AGENDE UMA AVALIAÇÃO PRESENCIAL OU ONLINE

 

 

 

Comentários