Muitas das coisas que nos estressam hoje em dia não estão sob nosso controle. Entretanto, nossas respostas a isso podem ter um grande impacto no nosso nível de estresse e nossa réplica a isso está, sim, sob nosso controle. E pior, o que fazemos enquanto estamos estressados pode render mais problemas ainda. Portanto, é importante saber o que não fazer enquanto estamos estressados, porque, além de piorar nossa inquietude, essas coisas podem trazer mais problemas futuros.

Pare de fazer essas 10 coisas e você verá que lidará muito melhor com o estresse:

1. Pare de negativizar

Todos nós enfrentamos coisas que causam estresse. É natural pensar nesses aspectos. No entanto, não podemos cair no erro de somente pensar no negativo da situação. Sua vó deve ter dito a você muitas vezes: coisa ruim atrai coisa ruim. Então siga o conselho dela. De acordo com o site americano About.com, 70% da sua audiência está frequentemente pensando negativamente. O problema é que as pessoas fazem isso sem pensar e isso pode se tornar um hábito. Fuja dessa postura sempre, principalmente quando estiver estressado.

 – 2. Pare de perder o sono

Muitas coisas contribuem para o nosso nível de estresse, mas a falta de dormir pode ter um impacto bem maior do que pensamos. Quando não dormimos o suficiente, estamos mais vulneráveis ao estresse e nossa função cognitiva não está tão boa, o que pode contribuir para que cometa erros bobos, porém sérios. O estresse também pode atrapalhar nosso sono, o que te deixa ainda mais estressado – um ciclo vicioso. Se seu sono estiver, realmente, em uma situação crítica, procure um médico e ele receitará algum remédio para diminuir o estresse e melhorar o sono.

 – 3. Pare de comer besteiras

O que você come pode impactar como você se sente. Da mesma forma que o estresse pode atrapalhar seu sono, ele pode fazer com que você coma mal. E isso não necessariamente significa comer pouco. O estresse pode fazer com que você coma por impulso. Repare que tudo leva ao ciclo vicioso novamente: engordar e comer mal faz mal à saúde e pode te deixar mais ainda estressado e com o sono descompensado.

 – 4. Repense suas relações

Suas relações com as outras pessoas – namorado (a), família, amigos, chefe – podem determinar seu estresse. Por exemplo, se você está com algum problema com sua família, você pode se apoiar nos seus amigos e assim vai. O problema é que suas relações são uma faca de dois gumes. Elas podem ajudar ou atrapalhar. Portanto, mantenha-as o mais saudável possível ou troque de namorado, amigos ou emprego.

 – 5. Não se cobre demais

Quando estamos muito cansados, mesmo se for de atividades interessantes, nos sentimos mais cobrados e, portanto, mais estressados. Se sua agenda está cheia de atividades desnecessárias, ela se tornará ainda mais cansativa. Realizar o menos possível de atividades nessas épocas de estresse é a melhor maneira de se conservar.

 – 6. Pare com suas distorções cognitivas

O poder do nosso pensamento é extremamente poderoso. Então, não use este poder contra você. Seus pensamentos podem ser prejudiciais se você estiver sempre negativizando. A distorção cognitiva tem muito a ver com a primeira dica.

 – 7. Pare de ignorar a importância de exercitar-se

Atividade física ajuda a descarregar o estresse imediatamente e a construir certa resistência a ele. Chega a ser irônico que sejamos beneficiados por exercício. Normalmente, é a última coisa que queremos fazer, mas não desista! Você verá os benefícios na sua saúde e no corpo.

 – 8. Pare de pensar que não consegue

Quando não temos controle sob certa situação, estamos mais vulneráveis ao estresse. Portanto, tome responsabilidade por suas ações e assuma as rédeas da sua vida. Quanto mais reconhecermos nossos erros, mais autocontrole temos. Lembre-se, não se vitimize.

 – 9. Pare de perder oportunidades

Quando estamos estressados, normalmente nos sentimos derrotados e acabamos perdendo oportunidades para assumir a responsabilidade da situação. Outras vezes, não atingimos nossos objetivos e desistimos. Isso faz com que uma crise passageira torne-se muito maior. Desenvolver uma atitude otimista pode ajudar a enxergar oportunidades que você, provavelmente, não veria se estiver focado em coisas negativas e estressantes.

 – 10. Pare de ignorar seu estresse

 

As pessoas, quando estão estressadas, tendem a ser reativas em vez de proativas à inquietude. Essa não é uma decisão sábia. Você deve administrar seu estresse e não deixar que ele chegue num nível muito alto. Faça planos de ação para isso e não se esqueça de que você pode sempre procurar um psicólogo para tratar este problema, a Psicologia cognitiva-comportamental possui inúmeras técnicas que ajudam a diminuir ou eliminar os sintomas.
Fonte: Universia

Comentários