Nossos comportamentos sejam bons ou ruins, quando repetidos varias vezes se tornam hábitos e se forem ruins trarão consequências prejudiciais. Quando falamos de emagrecimento, não é simplesmente “fechar a boca” como muitas pessoas acreditam erroneamente. Emagrecer é um processo de mudança comportamental e para isso é necessária uma mudança mental, não mudamos comportamento sem mudar pensamento e é exatamente para seus pensamentos que quero lhe chamar atenção, segundo a psicologia comportamental cognitiva, nossos comportamentos são regidos ou comandados por nossos pensamentos e eu listei 10 comportamentos regidos por pensamentos que atrapalham seu emagrecimento.

  • Autocritica: Pessoas que são críticas consigo mesmas, têm dificuldade de adotar novos comportamentos, pois alguns comportamentos demoram certo tempo para se solidificarem e isso pode ser visto inicialmente como um “fracasso” ex: ( eu não posso recusar comida, pois vão me achar mal educada e não quero que pensem isso de mim) resultado? Você acaba comendo mesmo sem vontade imaginando que assim não irão te “criticar”, ou seja, sua autocrítica leva vc a um comportamento de comer sem necessidade.

 

  • Pessimismo: Pessoas pessimistas sempre potencializam os pontos mais difíceis em uma alimentação saudável, ou uma mudança de comportamento. Elas tem por hábito pensar de forma negativa em relação as mudanças que precisa ou se propõe ex: (eu vou tentar comer saudável, mas isso é tão difícil, é tão trabalhoso, coisas que engordam são tão deliciosas, não sei se consigo viver sem comer doces todos os dias) o resultado desse pensamento é que seu cérebro responde exatamente aos comandos que você dá a ele e na primeira dificuldade de resistir, você fatalmente irá desistir, pois você já decretou que isso é muito difícil.

 

  • Vitimismo: Se sentir vítima contribui e forma significativa para o ganho de peso, a pessoa está sempre O Vitimismo é um poço de sentimentos negativos. Dele surge a tendência para culpar os outros (o pai, a mãe, os irmãos, a sociedade, a vida, o mundo, os maus fados, o destino) e fazer deles os responsáveis pelas nossas próprias mazelas ex: ( eu não consigo emagrecer pois, ninguém em minha casa me ajuda, todos comem comidas engordativas e é impossível comer saudável em uma casa onde só tem gordice) resultado desse pensamento é sempre se comportar de forma onde o outro é responsável pelo seu sobrepeso e se ele ou eles não mudarem você não pode fazer nada. Vitima!

 

Mas como mudar esses Pensamentos?

É importante você saber que apesar de acharmos que não podemos mudar pensamentos, isso é possível sim! Mudamos pensamentos com questionamentos, questionando a veracidade das respostas a esses pensamentos.

Será realmente que alguém vai te achar mal-educada ao recusar uma sobremesa? E se achar qual é sua responsabilidade nisso? Que diferença isso faz?

Será que não seria melhor pra você agradecer de forma educada e dizer que está em uma mudança alimentar do que aceitar e sofrer as consequências depois?

Questionar-se te levará a respostas racionais, livres de emoção, ou seja, você evitará comer pelos motivos errados (falta de fome e vontade de comer).

 

Se identificou? Precisa de ajuda para modificar sua mente e emagrecer de forma definitiva? Eu sou Célia Prado Psicóloga e Coach e eu posso ajudar você! AGENDE UMA AVALIAÇÃO GRATUITA CLICANDO AQUI

 

Comentários